3 de agosto de 2011

Gravidez X Roacutan


Um dos maiores cuidados de quem está tomando Roacutan é a possibilidade de gravidez, é totalmente contra-indicado.
Antes de começar tomar a medicação, nas mulheres deve ser feito o exame para comprovar que há ausência de gravidez, durante o tratamento e 5 semanas após ao término do tratamento, essa documentação é guardada e a mulher assina um termo de consciência.
Nesse termo há a explicação que caso ocorra gravidez durante o tratamento ou no mês seguinte ao término da medicação, apesar das precauções, há um grande risco de malformações graves no feto.
O médico também deve informar a paciente sobre o risco de engravidar 1 mês depois após o término.
A falha do anticoncepcional também deve ser considerada, portanto o uso da camisinha é imprescindível, pois é um método seguro.
Caso ocorra uma gravidez, o risco é de malformação grave do feto (principalmente o sistema nervoso central, o coração e os grandes vasos sangüíneos).Sem contar com a grande possibilidade de aborto espontâneo.
Lembrando também que o Roacutan pode ser passado para o leite materno. Devido aos efeitos, o uso de Roacutan deve ser evitado durante a lactação. Já aos pacientes do sexo masculino, em alguns dados mostram que a exposição materna ao sêmen e fluido seminal em usuários de Roacutan não é suficiente para representar risco de malformação.Os pacientes do sexo masculino devem ser orientados a não repassar a medicação a outras pessoas, principalmente do sexo feminino.
Ou seja, muita responsabilidade e camisinha!

72 comentários:

  1. Olá, boa noite! Estou procurando ajuda para solucionar um problema que estou passando. Minha namorada toma o Roacutan há 5 meses e acabou engravidando.
    Conhecemos os riscos dessa gravidez, por isso não continuaremos com ela. Iremos procurar ajuda médica, mas gostariamos de saber se há algo que podemos fazer para evirar essa gravidez indesejada.
    Prefiro preservar nossa intimadade, mas conto com vossa colaboração.
    Obrigado.
    B.L

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camisinha e Anticoncepcional

      Excluir
    2. Entendi. Engravidaram, e como o bebê pode nascer com problemas por CULPA DE VOCÊS é mais fácil tirar.
      Não imaginam o desprezo que sinto por vocês.

      Excluir
    3. Se a pessoa prefere tirar, sempre vem um infeliz pra dizer que sente nojinho de aborto e mimimi...
      Tomar conta da própria vida gente assim não quer.
      Ow seu imbecil. Ele não quis a sua opinião sobre o aborto. Ele quis saber como proceder para evitar que uma gravidez indesejada ocorresse.

      Excluir
    4. Boaaaa povim nojento q gosta de dar lição de moral nos outros affs vai tnc mano a vida é deles eles n quer plobrema e deles q saco pega sua opinião e engole

      Excluir
    5. Povinho nojento são esses que apoiam esse tipo de coisa, vai pra igreja orar seus possuídos por demônios.

      A gravidez indesejada foi consequência dos erros deles, pessoas que nem voces só procura o jeito mais fácil de resolver um problema.
      Se os otários pesquisassem os profissionais, ia achar que tem pessoas na mesma situação que eles que tiveram filhos totalmente saudáveis.

      Bando de idiotas, vai pro inferno vocês com essas opiniões medíocres.

      Excluir
    6. Esta é uma situação muito delicada, a atenção tem que ser dobrada neste caso. Não vou entrar em detalhes se somos ou não a favor do aborto, cada um é cada um. Porém caso a gravidez ocorra durante o uso do medicamento, a gravida tem a opção de abortar ou correr o risco de um feto com má formação.

      Excluir
    7. Tenho um primo que nasceu com má formação devido ao Roacutan. Ele nasceu com uma orelha deformada em que só tem 20% da audição, a outra orelha com 50% da audição, problemas no cerebelo (não tinha equilíbrio até os 4 anos) e é estrabico. Porém, hoje com 7 anos é uma criança extremamente saudável, alegre, faz tudo o que as outras crianças fazem, esta na 1ª série de uma escola particular e acompanha as aulas com atenção como todas as outras, é uma criança NORMAL! Não recomendo o aborto, tenho certeza que seria uma criança linda, e além de tudo não são todos os casos em que a criança nasce com má formação se o remédio for cortado logo no início.
      Boa sorte a vocês.

      Excluir
    8. Faça um favor para a humanidade: ao invés de tirar a vida de um bebê inocente que não tem culpa dos imbecis que o fizeram, tire sua própria vida, assim economiza oxigênio pro resto da humanidade que ainda tem um pouco de dignidade.

      Excluir
    9. Juliana Fernandes
      eu tomei o remédio por 9 meses engravidei e não constava no exame de sangue gravidez continuei tomando o remédio por 3 meses grávida e não sabia se fui descobrir a gravidez pq fiz uma ultra som no começo eu quis tirar por medo do bebê ser deformado mais fui em frente e minha filha hoje é linda inteligente e tem uma saúde de ferro ela tem sim as dificuldades dela tipo o sistema nervoso alterado ela é ansiosa e ela usa óculos pq também atingi a visão ... mais ela é perfeita sem deformação é linda e sou muito grata pela vida dela ...

      Excluir
  2. Bom dia, tomei o isotretinoina um mes e agora descubri que estou gravida. nao comecei o segundo mês. queria saber que risco eu corro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leydmara, como anda sua gestação ta correndo tudo bem com seu bebê?. meu nome é Daniela e parece que estou passando pela mesma coisa que você estou muito aflita e gostaria muito de sua ajuda pra me tirar algumas duvidas.

      Excluir
    2. A melhor coisa a se fazer é consultar um médico, a gravidez é um assunto muito delicado quando há o uso deste medicamento. É muito sério, durante o uso devemos tomar cuidado redobrado, ou arcar com as consequências.

      Excluir
    3. É um medicamento muito forte, porém pode não afeta seu bebê pelo fato da interrupção do medicamento. Para o medicamento se liberado pelo seu médico, ele exigiu alguns exames, com o resultado do exame de sangue ele não encontrou gravidez, então pela lógica vc usou a isotretinoina e parou com menos de um mês de uso. Com isso os riscos são menores, porém, há riscos.

      Sugiro que você faça uma alimentação saudável e exercícios moderados para se excretado o medicamento da sua corrente sanguínea. Comunique tudo a sua obstetra, tenha fé que Deus faz o resto. O milagre não vem pela metade.

      Espero te ajudado
      Meu fece e Carlos Junior
      Att Fernando Carlos

      Excluir
  3. Anônimo, gostaria de saber como solucionaram o problema, porque acho que passo pela mesma coisa...

    ResponderExcluir
  4. Se um homem estiver tomando o Roacutan e a parceira ficar gravida existe chances do feto ter problemas?

    ResponderExcluir
  5. Meninas por favor, preciso saber se alguma de vcs seguiram com a gravidez.
    Basicamente deixei de tomar ao mesmo tempo que fiquei gravida. (pelas contas que eu fiz)

    Preciso muito da ajuda de quem ja passou por experiência, nao quero abortar.
    Obrigada desde ja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou na mesma situação e gostaria muito de entrar em contato com alguém que levou a gravidez adiante. dodocamfm@gmail.com

      Excluir
  6. eu tomo roacutan se eu engravida minha namorada pode causar algum ploblema com o nenem?
    priciso muito da ajudas de voces

    ResponderExcluir
  7. Queridas, a gestação durante o tratamento com roacutan é um problema seríssimo, mais do que se imagina. O remédio causa com certeza problemas de má formação no feto. Não se deve engravidar durante o tratamento, nem mesmo após os primeiros meses após o término do tratamento. Desculpem a indiscrição, mas todos os pacientes que iniciam um tratamento com isotretinoína são muito bem avisados sobre os riscos para a gravidez. Até porque a informação consta na caixa, na bula e na receita do remédio, quem já tomou sabe a papelada que é preenchida para comprar o medicamento. Aconselho a procurar ajuda médica o quanto antes. O PROBLEMA É REALMENTE MUITO GRAVE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá eu também tomei o roacutan durante seis meses, depois resolvi parar , mas agora tem dois meses que parei com o remédio será se agora posso engravidar?

      Excluir
    2. Olá eu também tomei o roacutan durante seis meses, depois resolvi parar , mas agora tem dois meses que parei com o remédio será se agora posso engravidar?

      Excluir
    3. Também queria saber minha médica disse que dois anos, e já tem 1 ano e meio e estou ansiosa, vejo muitos falando 2 meses ou 6 meses. Fico sem saber certo quanto tempo pode após o término.

      Excluir
  8. Caso ocorra uma gravidez, o risco é de malformação grave do feto (principalmente o sistema nervoso central, o coração e os grandes vasos sangüíneos).Sem contar com a grande possibilidade de aborto espontâneo.
    Lembrando também que o Roacutan pode ser passado para o leite materno. Devido aos efeitos, o uso de Roacutan deve ser evitado durante a lactação. Já aos pacientes do sexo masculino, em alguns dados mostram que a exposição materna ao sêmen e fluido seminal em usuários de Roacutan não é suficiente para representar risco de malformação.Os pacientes do sexo masculino devem ser orientados a não repassar a medicação a outras pessoas, principalmente do sexo feminino.
    Ou seja, muita responsabilidade e camisinha!

    ResponderExcluir
  9. Peço a todos envolvidos com o tema que leiam com atenção o relato que tenho a fazer: tenho uma amiga que engravidou durante o tratamento com Roacutan e só descobriu que estava grávida no 4º mês!!! Ela parou imediatamente com a medicação quando soube e a dermatologista dela chegou a indicar aborto, dizendo: "isso que está na sua barriga - foram essas as palavras usadas por ela - não tem chance nenhuma" e afirmou que a acriança nasceria com sérios problemas de má formação e etc. Ela e o marido, desesperados, chegaram a comprar o remédio abortivo e quando o pai da criança foi atrás de um farmacêutico a fim de que ele aplicasse a injeção nela, ele começou a falar de Deus para ele, que era para ele ter fé Nele e que tudo daria certo e nesse momento as lágrimas rolaram por seu rosto e imediatamente, desistiram da idéia. Ainda temerosos pelo o que poderia vir pela frente, optaram por não interromper uma vida e dar uma chance àquela criança que, de certa forma, lutava pela vida. Tomaram coragem e fizeram o primeiro ultrassom, pois ainda não tinham feito com medo de descobrir coisas horrorosas que a médica havia dito que aconteceria com o bebê. Ainda assim, estavam dispostos a encarar o que fosse e mesmo que a criança nascesse com algum problema, eles a cuidariam da melhor forma possível e ela seria tão amada quanto. Resultado: a criança não TINHA NADA! Estava perfeitamente saudável e sem anomalias. Mês após mês eles viram a criança se desenvolver normalmente e há dois dias meu querido e amado afilhado nasceu com 3,2 kg, saudável, perfeito e cabeludinho rsrs o acompanhamento de rotina continuará, mas por enquanto ele é um bebê completamente saudável, pela graça de Deus, que é misericordioso e opera milagres incríveis!
    Agora eu pergunto a vocês: e se eles tivessem se fechado e seguido adiante com a ideia da médica? É claro que o acompanhamento médico deve ser feito, pois eles estudaram para oferecer as melhores escolhas às pessoas, mas nesse caso, Deus mostrou que o poder Dele foi maior que qualquer previsão científica. Tirar uma vida, que não teve culpa nenhuma de nada, por conta de um erro dos pais (e do médico talvez, que não orientou como deveria), te parece justo agora? Eles matariam uma criança que não tinha nada, e mesmo que tivesse!! Seria justo lhe tirar qualquer chance de sobreviver da maneira que fosse???
    Por isso digo a todos vocês: entreguem na mão de Deus que Ele saberá o que fazer e fará com que você também saiba! Haja o que houver, essa criança EXISTE e te pede uma chance. Não mate seu filho!!! Não carregue a dor dessa culpa pelo resto de suas vidas, não vale a pena, acreditem!
    Que Deus os abençõe e abençõe a vida que vocês carregam em seus ventres!
    TUDO DARÁ CERTO! Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bonita estória. Entretanto ela pode ter sido uma caso de milagre, mas também pode ter sido a 1 em cada 100 que isso acontece. Na caixa, na bula, na receita... Em todo lugar está bem claro os riscos causados ao bebê durante o tratamento com isotetrinoina, não iriam colocar lá penas pra "desafiar" alguém a usar o remédio e engravidar. É algo que realmente deve ser levado a sério, não é Pq com uma pessoa, no caso aqui, a sua amiga, aconteceu de o bebê ser saudável, que vá acontecer com todas. Então eu acredito que a gravidez durante o tratamento deve SIM ser evitada.

      Excluir
    2. Mentira maior do que esta não existe.
      1° Todo mês, nós mulheres, somos obrigadas a realizar o teste de gravidez com exame de sangue.
      2° Jamais, uma profissional da saúde irá se referir dessa forma chula.
      3° Evangélico é tudo igual. Adora falar, dar opinião, achar que são donos da verdade, mas nunca vi nenhum batendo na porta de alguém oferecendo ajuda ou indo dar comida pra um morador de rua, mais fácil tirar o que as pessoas têm do que ajudar.

      Excluir
    3. vir seu relato passei por esse tratamento também, e ele me motivou muito a ter esperança que não tivesse nenhuma malformação, mas infelizmente na primeira ultrason eu descobrir q tinha malformação muito graves, desde já sofrir muito, semana passada tive minha bebe de parto normal prematuro, ela nasceu com varias anomalias a pior foi no coração q causou sua morte, ela ainda lutou um dia, mas infelizmente não resistiu. Hoje me sinto muito, muito culpada e a dor fica e ficara pra sempre, sei que muito irresponsável, mas alerto quem toma esse remédio o melhor mesmo e se prevenir da melhor forma possível, não queiram passar por essa dor q passei e por essa culpa.

      Excluir
    4. Deus lhe dê conforto querida!
      O relato realmente muito lindo e veridico, Deus é mais. Só ele quem nos dar força nessa hora.
      Estou grávida de 29 semanas, meu marido quem fez a menos de 2 anos. Mais ele interrompeu o tratamento. Graças a Deus meu Menino é saudável pela ultrassom. Amém!

      Excluir
    5. Muito bonita sua história, porem acho estranho sua amiga só saber da gravidez 4 meses depois, já fiz o uso de Roacutan, parei tem um mês, todo mês meu medico pedia uma lista de 14 exames entre eles o de gravidez, se eu não os levasse ele não liberava a receita do Roacutan.

      Excluir
  10. Na verdade queria saber se existe relatos de pessoas que pararam o tratamento. e mesmo assim nasceu alguma criança má formada?

    ResponderExcluir
  11. boa tarde Alguém me ajude , vou começar meu tratamento amanha, preciso saber se depois que eu terminar o tratamento com Raucutran, se eu ficar Gravida, corro o risco do meu Filho ter algum Problema físico ou mental ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomenda-se não engravidar no período de seis meses após o término do tratamento. Após essa "quarentena" não há riscos para o bebê proveniente do medicamento

      Excluir
  12. Uma duvida que ainda não consegui tirar refere-se a seguinte situação. Meu namorado faz tratamento com o roacutan e fizemos sexo sem camisinha, sei que não estou grávida, mas o contato com o sêmen pode me fazer algum mal? No dia seguinte da nossa relação senti dores de cabeça e gostaria de saber se pode ter alguma relação com o roacutan.

    ResponderExcluir
  13. Após 5 semanas sem usar roa, pode-se engravidar c segurança.... Está escrito na bula.... Leiam! Eu liguei na Roche para confirmar e escrever aqui p vcs! Qualquer coisa, entrem em contato no 0800. Bjs

    ResponderExcluir
  14. Obrigado amigo, não sabia desta informação.

    ResponderExcluir
  15. Eu tomei o roacutam faz uns 5 meses e não consigo engravidar minha namorada , o roacutam interfere nesse processo ?

    ResponderExcluir
  16. Eu tomei o roacutam faz uns 5 meses e minhas espinhas voltaram , tem alguma coisa que eu possa fazer ?

    ResponderExcluir
  17. Eu tomei o roacutam faz uns 5 meses e não consigo engravidar minha namorada , o roacutam interfere nesse processo ?

    ResponderExcluir
  18. Eu comecei tomar roakutan fazem 3 semanas, tive relacao com meu namorado na pausa de 7 dias do anticoncepcional, mais usamos camisinha. Corro risco de gravidez ?

    ResponderExcluir
  19. Eu comecei tomar roakutan fazem 3 semanas, tive relacao com meu namorado na pausa de 7 dias do anticoncepcional, mais usamos camisinha. Corro risco de gravidez ?

    ResponderExcluir
  20. Meu namorado toma roacutan !!! E eu estou com suspeita de gravidez e agora ?? Me ajudem ...

    ResponderExcluir
  21. Meu filho nasceu com problemas de formação indico tirar o bebe o mais rapido possivel nasceu sem as orelhas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. depois de quanto tempo q terminou o tratamento?

      Excluir
  22. Pessoal, quem toma ou quer tomar Roacutan, pense muito bem, procure o medico responsável, leve em considerações todos os pontos positivos e negativos. Fiz tratamento de uns 5 meses, todo mês o meu medico pedia inúmeros exames entre eles de gravidez, para então liberar a receita. Cabelos, olhos ficam ressecados, boca tinha que dormir com pomadas para assaduras, pois vivia rachada, protetor fator 60 de 2 em 2 horas, e cuidando sempre do período fértil para não correr o risco de gravidez, pois tanto medico e fabricante alertam claramente desses riscos. Você tem que ter muita responsabilidade ao fazer uso desse medicamento.

    ResponderExcluir
  23. Pessoal, quem toma ou quer tomar Roacutan, pense muito bem, procure o medico responsável, leve em considerações todos os pontos positivos e negativos. Fiz tratamento de uns 5 meses, todo mês o meu medico pedia inúmeros exames entre eles de gravidez, para então liberar a receita. Cabelos, olhos ficam ressecados, boca tinha que dormir com pomadas para assaduras, pois vivia rachada, protetor fator 60 de 2 em 2 horas, e cuidando sempre do período fértil para não correr o risco de gravidez, pois tanto medico e fabricante alertam claramente desses riscos. Você tem que ter muita responsabilidade ao fazer uso desse medicamento.

    ResponderExcluir
  24. ola , eu só a pollyane meu marido parou de toma rocultam a 1o meses e agora eu estou gravida eu queria saber se tem algum poblema

    ResponderExcluir
  25. Olá Pollyana, primeiramente meus parabéns pelo filho. Neste caso não afeta em nada o crescimento do feto, de acordo com médicos que me auxiliaram, o problema é quando a mulher faz o uso do remédio.
    Porém é sempre acompanhar o crescimento do bebê, e se informar melhor com o seu médico.

    Espero ter ajudado. Beijos Leonardo

    ResponderExcluir
  26. Meu namorado parou de tomar Rocutam faz 1 mês posso engravidar ? Obrigada!

    ResponderExcluir
  27. Olá, também estou em tratamento C roacutan.Bom, sobre os relatos de gravidez durante o tratamento, vocês deveriam responsabilizar os médico d também, porque pelo que entendi eles não solicitaram exame de gravidez no início nem durante o tratamento ou seja, todo mês. Obrigada.

    ResponderExcluir
  28. Olá, também estou em tratamento C roacutan.Bom, sobre os relatos de gravidez durante o tratamento, vocês deveriam responsabilizar os médico d também, porque pelo que entendi eles não solicitaram exame de gravidez no início nem durante o tratamento ou seja, todo mês. Obrigada.

    ResponderExcluir
  29. EU SOU HOMEM E QUERIA SABER SE EU ENGRAVIDANDO AR ALGUM PROLEMA? TERMINEI O ROACUTAN A UNS 7 MES ???

    ResponderExcluir
  30. Olá
    Gostaria de saber de pois de quando tempo com o término do roacutan poderei engravidar? Obrigada

    ResponderExcluir
  31. Estou no quinto mês de ruocutan , e hj no isame de rotina do beta , descobri q estou grávida , já parei com o remédio ,, mais to desesperada , por favor , me ajudem . N

    ResponderExcluir
  32. Eu esto tomando o ha 2 meses e descobri q minha namorada esta gravida .. meu filho nascera com ma defotmacao? Oq posso fazer pra q isso nao ocorra !?

    ResponderExcluir
  33. oi descobrir que estou gravida e faz 1 ano e meio q nao tomo mais o roacutan sera que meu filho vai nascer com deformação?

    ResponderExcluir
  34. minha filha engravidou com dois meses do termino do tratamento queria muito saber se o bebe pode nascer com maformacao

    ResponderExcluir
  35. Quero abortar esse remedio pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  36. Boa noite amigos. Gostaria de compartilhar com vocês sobre o assunto. Pois bem eu comecei a tomar Roacutan em Dezembro de 2015 tomei até dia 06 de junho de 2016 Pois ja5 ti ga feito 6 meses com 30mg e resolvi mais mais usar. Quando em 28 de junho percebi que estava grávida e a concepção foi no dito dia 06. Fiquei Muito preocupada pois sabia os riscos que meu bebê corria. Pedi sempre a luz divina. Minha filha nasceu em 06 de março de 2017 perfeita e linda.

    ResponderExcluir
  37. Boa noite, meu nome é Thiago. Eu sou usuário do Roacutan e comecei a tomar APÓS a minha esposa estar grávida. Fazemos sexo sem camisinha, porém não ejaculei dentro dela. Teve uma vez que no sexo oral ela engoliu o esperma. Sabe se têm algum problema? Obrigado!

    ResponderExcluir
  38. Tem três semanas que faço o uso do remédio Roacutan,pode causar má formação no feto?

    ResponderExcluir
  39. Cada um sabe de sim. Deve-se ter cuidados redobrados para que não ocorra gravidez, mas se mermo assim ocorrer já que nenhum método é 100%, deve-se ter direito ao aborto sim, eu que não pagaria para ver se a criança é saudável ou não

    ResponderExcluir
  40. Olá, meu nome é Letticia Segóvia, eu infelizmente nao sabia que estava gravida e fiz uso do roacutan durante 1 mês estando grávida do meu filho. Meu filho teve malformação das orelhas (microtia e anotia) e malformação cardiaca (dupla via de saida do ventriculo direito) tendo feito 2 cirurgias cardíacas um aos 2 meses de vida e a outra com 2 anos e 8 meses.
    Estou estudando Biomedicina pela UNIFIPA em Catanduva, meu trabalho de conclusão de curso será sobre ROACUTAN e as consequências que o medicamento causa ou nao no bebê que foi gerado durante o uso do medicamento. Esse estudo será muito importante para entendermos as consequências que esse medicamento causa no feto e principalmente á conscientizar as pessoas que fazem uso dele. Agradeço muito as mães que queiram participar desse estudo, eu somente vou precisar de algumas informações como: quanto tempo usou o medicamento, qual dosagem, qual período gestacional estava, se houve malformação ou nao no bebê, e se houve qual malformação. Deixo claro que não preciso expor os nomes da mãe e do bebe, somente preciso dos dados para montar uma tabela para o estudo. Todas as mães que participarem receberão uma cópia do estudo.
    Lembrando que as mães e bebês que como eu e meu filho passamos por isso, será muito importante para a ciência, conscientização e conhecimento.
    Desde já agradeço!

    Letticia Segóvia

    https://brasil.babycenter.com/thread/3854416/procuro-m%C3%A3es-que-fizeram-uso-de-roacutan-durante-a-gesta%C3%A7%C3%A3o#ixzz52zbeiRj1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi como posso entrar em contato com vc

      Excluir
    2. Vc tem um e-mail que eu possa encaminhar meus contatos?

      Excluir
    3. Olà como andam as suas pesquisas?
      Gostaria de falar um pouco da minha experiencia

      Excluir
    4. Qual foi sua experiência ? Poderia compartilhar ?

      Excluir
    5. Oi meninas, podem entrar em contato por favor 17 99153-9685

      Excluir
  41. Você já terminou seu trabalho de conclusão de curso ??

    ResponderExcluir
  42. comecei o tratamento com roacutan tem 3 dias de uso do medicamento 20mg 2x ao dia, junto com anticoncepcional ah 10 dias de uso recente tbm, sendo que falhei nos horario do anticonceptivo de um dia passei 3 horas e tomei assim que lembrei, e outro dia 15min. porem tive relaçao com meu namorado sem camisinha, o que fazer nesse caso, paro com a medicaçao dos 2 ? corro riscos... por favor me ajudem a tirar minha duvida...

    ResponderExcluir
  43. Gente eu tomei roacutan a 5 meses e agr estou grávida, médica disse que eu tinha que esperar um ano para poder engravidar, eu estou com muito medo, no meu país o aborto é legalizado mas eu não quero tirar eu já amo meu bebezinho :( alguém passou por isso? Sabem me alertar sobre a porcentagem de risco

    ResponderExcluir
  44. Tomei roacutan 15 comprimidos fiz exames todos conforme foi pedido pela médica e meu bebê nasceu com grave problema no coração no qual fez uma cirurgia e com malformações nas duas orelhinhas hoje já está de alta em casa graças a Deus está tudo bem agora...

    ResponderExcluir