2 de agosto de 2011

Interação com bebidas alcoólicas


Tenho certeza que muitos que vão tomar ou tomam Roacutan tem essa dúvida, pode ou não ingerir bebidas alcoólicas durante o tratamento?Eis a questão!
Vamos lá, o fígado é o grande responsável pelas as reações químicas do nosso corpo e apenas o fato de estarmos fazendo o tratamento com o Roacutan (isotretinoína) já o sobrecarrega. O álcool e o Roacutan são metabolizados pelo o fígado.
Diferente do que muitos dizem, ingerir bebidas alcoólicas não é totalmente proibido, o problema é que elas devem ser consumidas COM MODERAÇÃO E EM DOSES BAIXÍSSIMAS.
Caso isso seja feito de modo contrário, com abusos e irresponsabilidade o resultado será a sobrecarga do órgão (algo perigosissímo), sem contar com a diminuição do efeito do remédio.
Por isso é muito importante sempre fazer os exames mensais (TGA/TGP) pra ver como está o andamento do seu querido fígado e continuar o tratamento sem riscos.
Mas o indicado mesmo é não beber nada, faça um esforço!SEJA CONSCIENTE!
Beijo galera!

81 comentários:

  1. E num intervalo?
    Por exemplo eu faco o tratamento com roacutam a meses, mas se interromper o tratamento, ingerir alcool, e depeis de uns dias, recomeçar o tratamento? Isso prejudicaria o rim ou o figado?
    Valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. já pensei nisso também,meu aniversário é dia 11/11 estou looouca pra beber pois já estou a uns 5 meses fazendo e meu tratamento só acaba em dezembro, mas parece que interromper o tratamento não é muito indicado também...
      o negócio é se conformar e fazer um esforcinho.
      beijooos e boa sorte

      Excluir
    2. Vai dar merda! A concentração plasmática do roacutan só atinge níveis baixos depois de um mês que vc parou o tratamento. Ou seja, vc só pode voltar a beber depois de 1 ou 2 meses depois que parou de tomar o medicamento. Se vc parar por 1 semana e beber e depois voltar, o que vai acontecer é seu fígado ficar lesado, o tratamento perder efeito e basicamente você pode ter que começar ele todo de novo.
      Da próxima vez, pergunta pra um farmacêutico de confiança!

      Excluir
    3. voce está exagerando
      vsf

      Excluir
    4. Vai da consciência de cada um, não proibimos o uso, e nem é proibido, eu ja tomei cerveja durante o uso, porém soube administrar.
      Agora acho que você deve se foder.

      Excluir
    5. Eu costumava sair nas sextas e tomar um pouco, porém com o tratamento realmente é melhor evitar.

      Excluir
  2. segue meu blog , rocisotre.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Qual seria a dose de álcool que poderia ser consumida por quem utiliza 1 comprimido diário?
    sera que umas 20 mL de vinho faz mal(sendo que eu utilizo o roacutan as 13h e tome o vinho a noite)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Independente do horário você pode ter problemas. O roacutan está 24h no seu sangue, independente se você toma a noite, de manhã, de tarde...
      Só após 1 mês de tratamento os niveis no sangue baixarão o suficiente pra você poder voltar a beber.
      O ideal é não beber.
      Próxima vez, pergunte para um farmacêutico!

      Excluir
    2. qdo vc para de tomar o remedio ele fica 1 mes no seu organismo...

      Excluir
  4. Galera, eu estou fazendo o tratamento com a roacutan ha 5 meses e perguntei para a minha médica se podera tomar alcool. Ela me disse que UMA taça de vinho ou UMA latinha de cerveja pode...ai já viu, um dia acabei bebendo bem mais que o permitido, agora meus exames estão alterados principalmente BILIRRUBINA TOTAL E FRACOES, DOSAGEM SERICA total 0.96. Não sei não, mas acho que ela vai diminuir o remédio para 1 se não falar para eu parar de tomar...MEDA!! Melhor é não beber, principalmente quem é sem noção como eu...;(

    ResponderExcluir
  5. Podem beber de boa, não dá nada não, mas apenas uma cervejinha ou chop e bem moderadamente. Como seu fígado já vai estar meio fraco, a cerva já vai ser o suficiente pra vc ficar "alto". Destilados jamais. E quando beberem, fiquem um ou dois dias antes sem tomar o roacutan e retomem o tratamento um dia após a cerva.

    ResponderExcluir
  6. Amigos, acho que posso falar com propriedade sobre o assunto!

    Estou fazendo o tratamento pela segunda vez, e sou simplesmente LOUCO por cerveja, e no primeiro tratamento, eu estava liberado para tomar no máximo duas latinhas de cerveja por SEMANA. E já era suficiente para dar alterações nas funções hepáticas (TGO/TGP).

    Brincar com um órgão vital como o fígado é coisa séria, consultem seus médicos, escutem o que ele diz, ele não estudou 10 anos da vida dele para mentir pra vc, lembrem-se que ele não tem absolutamente NADA à perder, só vc.

    O que pode causar numa sobrecarga do fígado, é uma bela cirrose hepática, e muitas vezes não tem recuperação e é necessário um transplante.

    Não preciso dar lições, muito menos dizer o que fazerem, na verdade estou "cagando e andando" se me entendem ou não, estou fazendo minha parte.

    Então cuidem-se.

    Dr. Bahrak

    ResponderExcluir
  7. Eu ja bebi alcool fazendo o tratamento umas 3-4 vezes mas agora sairom umas manchas vermelhas na minha perna e na pauma do pé e mao parece calo eu ainda nao falei com a demartologista mas eu acho que e por beber alcool

    ResponderExcluir
  8. Fiz o tratamento por 8 meses, bebi pra caraaaaaalho, fiz todos os exames e nada de alteração, nenhum problema, nada, as espinhas sumiram e já faz uns 5 meses que fiz o tratamento! Tudo balela o que esses caras dizem! Claro que depende muito do fígado de cada um, tive sorte do meu ser fortinho e aguentar todo o tranco, mas amigos, não me aconteceu nada: NÃO MORRI, NÃO SUBIU MEUS NÍVEIS DE COLESTEROL, NÃO DIMINUIU O EFEITO DO REMÉDIO NO MEU CORPO, NADA! To suave, suave (.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas tu tem quantos anos? Eu tenho 16 anos e quero beber auah estou ko final do 1º mês e tomo de 40mg por dia

      Excluir
    2. Minha tia tomou 3/4 de uma garrafa de vinho e faleceu -(

      Excluir
    3. Olá! Eu estou a fazer o tratamento desde fevereiro e tenho bebido quase todos os fins de semana (e às vezes até de semana). Muitas vezes bebi muito mesmo, sem ser em pequenas quantidades.
      Depois de ler todas as coisas, este foi o único comentário com o qual eu me relacionei! Por isso, só uma pergunta: quando diz que bebeu pra caraaaalho, isso significa o quê? bebeu quanto?

      Excluir
    4. Oi, eu estou na última semana de tratamento, foram dois comprimidos de 20mg por dia, por 6 meses. Fiz exames todos os meses e no início do tratamento fui experimentando beber uma ou duas latinhas de cerveja por semana, pois muitas pessoas que conheci que fizeram o tratamento me disseram que não tinha problema beber um pouquinho. A medida que fui fazendo os exames e vendo que as taxas estavam ótimas, sem nenhuma alteração, fui aumentando as doses de álcool na semana (pq eu realmente gosto da coisa). Nos últimos 4 meses de tratamento confesso que bebi além da conta, todos os finais de semana, no meio da semana tb e bastante (cerveja, vinho, champagne e uma vez que outra até drinks com destilados) e meus exames seguiram perfeitos. Detalhes importantes: tenho 29 anos, faço musculação e exercícios aeróbicos pelo menos 4 vezes por semana e tenho uma alimentação bem saudável. Sobre as espinhas, não tinha muitas, era uma "acne da mulher adulta" e desde a primeira semana de uso do remédio minha pele limpou e nunca mais apareceu nada. Amém.

      Excluir
  9. Gente, tenho 16 anos e quero beber(ja sou acostumada antes do tratamento) auah estou no final do 1º mês e tomo de 40mg por dia! Se eu tomar pantoprasol ou outro remedio (me indique) q proteja o figado, eu posso beber de boa só por um dia e sem exagero? (No dia 22/02)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há nenhum medicamento que proteja o fígado de lesões. Medicamentos como o pantoprazol não se relacionam como o fígado e sim com o estômago. Alcool mais roacutan podem causar lesão hepática irreversível. Não cometa este erro.

      Excluir
    2. vai estudar, uma criança dessas já bebendo e sendo "acostumada"... boa de criar vergonha na cara

      Excluir
    3. Anônimo acima COM CERTEZA é um santo. Deve ter 3 graduações também.

      Excluir
    4. Na verdade tenho três técnicos, duas graduações e um mestrado. Beijos.

      Excluir
  10. Eu tive problemas ao ingerir cerveja tomando roacutan...minha pele estava limpa,e começou a sair outras espinhas.Se puder,nao beba!!

    ResponderExcluir
  11. Após o termino do tratamento preciso esperar algum tempo para poder beber ou n tem problema ?

    ResponderExcluir
  12. Bom gente eu tomo racutan fikei 1 mes sem toma nesse um mes bebi cerveja n aconteceu nd . Voltei a toma o racutan d boa

    ResponderExcluir
  13. esse prazo de 1 mês que tem que esperar para beber depois que terminou o tratamento,foi algum médico que indicou pra vc?

    ResponderExcluir
  14. Pois é to vendo q natal e ano novo nada de bebida pra mim! Kkk
    ah vou ser positiva vou começar o ano sem drogas e na mais pura saúde! :)

    ResponderExcluir
  15. Alguem sabe me dizer se pode fumar maconha e baforar lança?! Kkkk
    Fazendo esse tratamento? Beijaooo pessoal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou no final do 1º mês, tomo 40mg, eu fumo sempre! Acho q não tem problema, fica td tão tranquilo dps q fumo
      auhsuha

      Excluir
    2. Maconha é suave, a única droga que você pode consumir com segurança tomando esse tipo de remédio que sobrecarrega o fígado. Vai na paz rs

      Excluir
    3. Puta que pariu! O cara toma um remédio fudido e fuma maconha e cheira lança. Tem que se fuder mesmo! Sem falar que compra essa merda de traficante? bandido! cara q vai te matar se ficar devendo. um perfeito idiota, quer arrrumar a pele e me dá uma dessas....

      Excluir
    4. vsf adriano lixo

      Excluir
    5. Adriano lixo kkkkkkkkkkkkk um otario

      Excluir
    6. Tomo o rocutan e fumo ,Maconha pode sim ,o único problema é tem dias q eu fumo eu esqueço de tomar o remédio kkk

      Excluir
    7. Eu tô em 2022 me acabando de rir com os últimos comentários.
      Hahahahahahaha.

      Excluir
  16. Por isso que este país é uma merda tem cada ignorante babaca que da nojo meu. A mãe não pariu ela cagou.

    ResponderExcluir
  17. Bebi destilado tomando o remédio, por enquanto não deu nada, mas to vendo q fiz merda... valeu pelas dicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, eu fiz isso hj e estou preocupada agora. Comecei meu tratamento tem exatos dois dias, e eu bebi uns goles de pisco que é forte... Aconteceu algo contigo?!

      Excluir
  18. posso fazer uso de maconha?(eu sei que isso e ilegal)mais so uma duvida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIM, VC PODE TUDO!!!!

      Excluir
    2. Cara, cuidado! Fui nessa mesma onda de que f1 tomando esse remédio não daria nada e me lasquei. Fui parar no hospital, por muito pouco não fui pro espaço. Pode não dar nada em muitos, mas é bom não arriscar

      Excluir
  19. ESTOU TOMANDO SANDOZ E ADORO UMA CERVEJA,O QUE EU FAÇO? ME ESQUECI DE PERGUNTA P/ MINHA MÉDICA.OBRIGADA!

    ResponderExcluir
  20. ESTOU FAZENDO UM TRATAMENTO P/ RANSENIASE COM SANDOZ E ADORO TOMAR UMA CERVEJINHA.ESQUECI DE PERGUNTAR P/ MINHA MÉDICA SE POSSO OU NÃO BEBER DURANTE O TRATAMENTO. OBRIGADA PELA ORIENTAÇÃO QUE VOU RECEBER.BEIJOS!

    ResponderExcluir
  21. Eu estou nos meus últimos dias dos 8 meses de tratamento tomando 40mg por dia, quando iniciei a minha médica disse que não era pra eu consumir álcool de maneira alguma. O meu último exame completo foi em julho e os resultados foram ótimos. Agora estou pretendendo beber cerveja após uma semana do fim do tratamento moderadamente.

    ResponderExcluir
  22. Um amigo de um amigo meu tomou meia garrafa de cerveja e faleceu num acidente de trânsito. . =/

    ResponderExcluir
  23. Já acabei o tratamento há um mês, já posso voltar a beber?

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. faz dezessete dias que acabei o tratamento será que posso tomar cerveja??????

    ResponderExcluir
  26. faz dezessete dias que acabei o tratamento será que posso tomar cerveja??????

    ResponderExcluir
  27. Gente a questão é, ou vc se trata do problema da acne, ou vc bebe sua cerveja, vc precisa escolher um dos dois, sabemos que o álcool já faz mal sozinho, imagina com a ajuda do Roactan... eu faço o tratamento e gosto de tomar uma cerveja de vz em quando, mais precisamos ter uma opinião, depois q acabar o tratamento após dois meses vc vai estar bem psicologicamente, vai estar com a estima elevada e com a Graça de Deus vai ter seu fígado em boas condições de tomar algumas cervejinhas...abraços

    ResponderExcluir
  28. Gente a questão é, ou vc se trata do problema da acne, ou vc bebe sua cerveja, vc precisa escolher um dos dois, sabemos que o álcool já faz mal sozinho, imagina com a ajuda do Roactan... eu faço o tratamento e gosto de tomar uma cerveja de vz em quando, mais precisamos ter uma opinião, depois q acabar o tratamento após dois meses vc vai estar bem psicologicamente, vai estar com a estima elevada e com a Graça de Deus vai ter seu fígado em boas condições de tomar algumas cervejinhas...abraços

    ResponderExcluir
  29. Cuantos dias depois que termino o tratamento poso beber novamente????

    ResponderExcluir
  30. Galera, não pode beber!!
    Faz 9 meses q eu não bebo nada
    Tô ficando doido, porém estou no último mês de tratamento.
    Assim q a dermatologista liberar, eu vou chapa mto kkk
    Obs:maconha pode!! Haha

    ResponderExcluir
  31. Galera sejam conscientes, ficar um tempo sem bebida não vai matar ninguem. Já beber com juntamente remedio pode te prejudicar seriamente!
    Nesse final de semana uma garoto, amigo do meu filho, tomou umas a mais, e usa o remédio. Resultado: hospital! ficou mal. por pouco não foi mais sério.
    Portanto, se nao querem as espinhas no rosto. Não bebam! é uma fase que passa...

    ResponderExcluir
  32. Galera não bebam eu estava tomando só a 2 dias e tomei 2 latinhas de cerveja e minha lingua anestesiou fiquei falando enrolado Não bebam se com 2 dias foi assim imagina no meio do tratamento deve dar um piripiri Nunca mais kkkkk

    ResponderExcluir
  33. Galera não bebam eu estava tomando só a 2 dias e tomei 2 latinhas de cerveja e minha lingua anestesiou fiquei falando enrolado Não bebam se com 2 dias foi assim imagina no meio do tratamento deve dar um piripiri Nunca mais kkkkk

    ResponderExcluir
  34. Estou tomando a um mês, minha dermato me liberou tomar 3 dedos de vinho toda noite em uma viagem q vou fazer por 5 dias.

    Ainda assim to morrendo de medo depois de ler todos esses comentários. Queria mt beber pelo menos uma taça todas as noites. Estou indo para um lugar mt frio e nao seria mada mal tomar.

    Estou com medo de beber esses tal 3 dedos q ela me libero. O q vcs acham?

    ResponderExcluir
  35. SOU MUITO DESORGANIZADA COM HORARIOS TOMO EM HORÁRIOS DIFERENTES E FALHO AS VEZES UM OU DOIS DIAS. PREJUDICA O TRATAMENTO

    ResponderExcluir
  36. Cada um responde ao tratamento de um jeito,tomei 6meses e tive q parar,meu triglicérides foi pra 490 sem tomar uma gota de álcool,depois disso minha saúde nunca mais foi a mesma,acho q quem.escolhe o tratamento ja tem q ter em mente a firme opinião de não beber,é por pouco tempo,a pele dos sonhos tem um preço,que é não beber durante o tratamento,ja soube de pessoas q morreu por não se cuidar,acho q beber é brincar com a vida,nunca se sabe qual vai ser a reação.

    ResponderExcluir
  37. gente, eu vou pra uma festa, e n consigo ficar sem beber, se eu tomar apenas 2 skol beats, pode me prejudicar em alguma coisa?

    ResponderExcluir
  38. Mano é muito difícil, já estou a 6 meses sem beber, e não posso beber

    ResponderExcluir
  39. Vou fazer um tratamento apenas 2/3 vezes por semana com 10mg
    Acha q afeta alguma coisa o álcool?

    ResponderExcluir
  40. Não bebam! Somente após 1 mês do término do tratamento..

    ResponderExcluir
  41. Posso beber uma semana antes de começar o tratamento com o roacutan?

    ResponderExcluir
  42. Acabei o tratamento faz 5 dias e sexta agr daq 2 dias vai fazer uma semana q terminei ou mais, e to doido pra beber numa festa, posso beber de boa ????

    ResponderExcluir
  43. Eu estou começando o tratamento tomei somente 4 comprimidos posso parar de tomar alguns dias antes para ingerir bebidas alcoolicas e depois voltar a tomar?

    ResponderExcluir
  44. silimalon é uma ótima vitamina para proteger o fígado de agressões. az 6 dias que acabei o tratamento e estou tomando esta vitamina. erá que posso ingerir bebida álcoolica? meu médico disse que com 15 dias eu poderia beber moderadamente, mas só tem 6 e é são joão em minha cidade, complicado :/

    ResponderExcluir
  45. Eu vou beber é no dia q eu terminar isso. Preciso comemorar.

    ResponderExcluir
  46. Eu tomei roacutan por 10 meses e vai fazer 2 meses q parei de tomar roacutan agora já posso voltar a beber?

    ResponderExcluir
  47. Queria relatar o q houve comigo. Estou no 8 e último mês de tratamento, atualmente tomando 2 comprimidos de 20mg por dia. Desde o início do tratamento eu não parei de fazer o uso de bebidas alcoólicas e até usei outras drogas, como maconha bala doce e lolo. Estava voltando no médico quase todos os meses e nunca houve nenhum problema nos meus exames de sangue (durante o tratamento eu cheguei a dar um pt). Nao sei se isso fez com que ele perdesse a eficácia mas mesmo eu fazendo isso tudo junto nunca deu nenhum problema nos meus exames. Espero q por ter feito isso não tenha cortado o efeito do roacutan kkkk

    ResponderExcluir
  48. Iniciei o tratamento há um mês, não consumo álcool há 7 meses. Algum problema se eu beber uma ou duas taças de vinho no meu aniversário que é agora em maio?

    ResponderExcluir